sexta-feira, 1 de julho de 2011

A Vida Digital - Nicholas Negroponte

A vida digital


", senti a necessidade de reler algumas páginas de uma das obras que considero de extrema importância. O livro A Vida Digital, de Nicholas Negroponte, diretor do Media Lab. do Massachusetts Institute of Technology. Leitura essencial e além da ciência da computação. É esclarecedora e muito divertida sobre a revolucao na tecnologia da informacao.

No epílogo do livro ("Uma era de otimismo"), o autor cita os problemas, dúvidas e as virtudes do mundo digital. Como problemas, Negroponte lembra-se do vandalismo digital, da pirataria, da invasão de privacidade e da queda dos empregos com a automatização. Como dúvidas, a incapacidade do mundo digital de resolver a questão da vida e da morte e a fome. E como virtudes, a quebra de fronteiras pelos bits, a descentralização, a globalização, a harmonização (empresas trabalhando juntas, por exemplo), a capacitação (em conseguir informação) e que tudo isso estará nas mãos dos jovens."

"Os impérios monolíticos de meios de comunicação estão se dissolvendo em uma série de indústrias de fundo de quintal. Os atuais barões das mídias irão se agarrar a seus impérios centralizados amanhã, na tentativa de mantê-los. As forças combinadas da tecnologia e da natureza humana acabarão por impor a pluralidade com muito mais vigor do que quaisquer leis que o congresso possa"
Editora: Companhia das Letras
Autor: NICHOLAS NEGROPONTE
Ano: 1995

Sem comentários:

Enviar um comentário