quinta-feira, 17 de outubro de 2013

LIBERDADE



LIBERDADE

«Minas é o berço da liberdade.
Ficção de longa metragem e documentário sobre os acontecimentos políticos de 1982, ano da Abertura, com a participação de políticos e artistas mineiros, com o ator Ronaldo Brandão e a participação especial do Presidente Tancredo Neves.
"Liberdade é um importante documento sobre a recente história da política mineira. Seu registro de imagens, sua abordagem poética da memória, sua estética que é nova ao documentar a abertura democrática no Brasil, passa da política às artes, cata os cacos do país e reconstrói suas imagens que se achavam perdidas. A dinâmica linguagem do vídeo, novidade tecnológica na época, a edição ágil e enigmática, vai deixar os espectadores surpreendidos, encantados e às vezes assustados com o que surge no monitor."
Liberdade dos Inconfidentes; de Ottoni; da anti-liberdade no pensamento reacionário de 64; dos românticos de Cuba; do amor e do sonho de outrora; de todas as utopias; da juventude rebelde e indomável; do homem sem medo, sem fome; "Liberdade! Sempre será o primeiro compromisso de Minas com o povo brasileiro." Dizia Tancredo Neves.
Liberdade em arte, como em toda cultura, é buscar o novo; é aflorar o oculto; é transformar os estilos; é apurar a linguagem; é elevar o espírito do observador. Sei que não haverá mudanças bruscas nos padrões preexistentes de nossa cultura, sem a contribuição do acaso, sem o envolvimento político dos poetas, dos artistas, iniciando a marcha revolucionária transformadora. Creio na revolução -- na revelação antropofágica dos trópicos; na mistura dos cânticos; no sol e na sombra; no espaço e no tempo que a todos destrói; e creio na redenção da arte. Este filme foi feito com arte e liberdade.
A posse de alguns documentos que estavam perdidos, cacos do acaso, transformou o estilo do documentário existente, em um ensaio poético do pensamento político mineiro, sem perder a autenticidade, ao contrário, realçando conflitos e buscando a verdade contida em todas as reflexões possíveis do cinema, no pequeno espaço do seu tempo.
Um documento achado ao acaso, fora do seu tempo, às vezes, é peça única do processo mnemônico da história.»



http://youtu.be/3yLJQLq0mmY

Sem comentários:

Enviar um comentário