"Na véspera de não partir nunca Ao menos não há que arrumar malas Nem que fazer planos em papel... Todos os dias é véspera de não partir nunca" Álvaro de Campos
sábado, 17 de setembro de 2011
Visita Guiada aos Paços de Concelho
O edifício dos Paços do Concelho de Lisboa é unanimemente considerado como um dos mais bonitos - por alguns mesmo o mais bonito - edifícios sede do Poder de órgãos do Estado, no caso, da Administração Local.
Este edifício histórico, parcialmente concluído em 1875, foi construído na sequência do incêndio que, em 1863, destruiu quase totalmente os anteriores Paços do Concelho, datados da reconstrução pombalina e que se localizavam sensivelmente no mesmo local. É uma obra grandiosa, do ponto de vista arquitectónico e artístico, de que se destacam a fachada, com o seu frontão escultórico, as varandas e a cúpula. No interior, as salas são preciosamente ornamentadas com estuques trabalhados, relevos e pinturas murais, de que se destacam o Salão Nobre (o maior e mais rico do país) e a Sala das Sessões Privadas. Numerosos quadros, peças escultóricas e de mobiliário permitem viajar pela História da Arte portuguesa dos séculos XIX e XX.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário